Algumas questões sobre o UML2

Algumas questões sobre UML2..

###—

1 c) Comente a afirmação: “um diagrama de uso representa as funcionalidades do sistema através de uma apresentação de sequência de ações”
2 c) Comente a afirmação: “Os diagramas de comunicação não permitem o comportamento do sistema através da especificação da ordem temporal de envio de mensagens”
5. Considere que irá ser responsável por uma equipa para desenvolver o sistema cuja especificação foi apresentada na pergunta anterior e decide desenvolver o sistema usando o modelo ágil designado por SCRUM
5 a) especifique um possível “product backlog”. Especifique apenas duas “user stories” representadas na especificação descrita no enunciado
5 b) apresente e formule corretamente dois requisitos funcionais e dois requisitos não funcionais
5 c) comente a afirmação “no âmbito dos modelos de desenvolvimento designados de ágeis, os membros da equipa de desenvolvimento não podem sugerir novos requisitos”.
1 c) Comente a afirmação: “um caso de uso pode representar restrições aos serviços disponibilizados”
5. Considere que irá ser responsável por uma equipa para desenvolver o sistema cuja especificação foi apresentada na pergunta anterior e decide desenvolver o sistema usando um modelo de desenvolvimento de software em cascata.
5 a) Apresente uma vantagem e uma desvantagem deste processo de desenvolvimento relativamente a uma metodologia ágil
5 b) apresente e formule corretamente dos requisitos não funcionais
5 c) comente a afirmação “ o RUP define um processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental”

###—
1 c) comente a seguinte afirmação “um diagrama de casos de uso pode especificar algumas classes de requisitos não funcionais”
2 c) comente a afirmação “um diagrama de comunicação não permite ilustrar a ordem temporal de envio de mensagens”
5. Considere que irá ser o responsável por uma equipa para desenvolver o sistema cuja especificação foi apresentada na pergunta anterior e decide utilizar um modelo de desenvolvimento ágil.
5 a) descreva sumariamente um processo ágil que poderia adotar e justifique a sua escolha apresentando uma vantagem relativamente a outra metodologia ágil e ao desenvolvimento em cascata
5 b) apresente e formule corretamente um requisito funcional e um requisito não funcional de desempenho
5 c) comente a afirmação “o processo XP define um processo de desenvolvimento de software iterativo e não incremental”

###—
1 c) Comente a afirmação: “num diagrama de casos de uso, um actor pode representar um sistema externo à aplicação que está a ser desenvolvida”
2 c) comente a afirmação: a atividade “regista pedido” termina sempre antes da atualização da base de dados
5. No âmbito do processo de desenvolvimento de software, comente as seguintes afirmações (indique se são verdadeiras ou falsas e justifique)
5 a) os requisitos não funcionais representam restrições aos serviços disponibilizados pelo sistema
5 b) o RUP define um processo de desenvolvimento iterativo e não incremental
5 c) as metodologias de desenvolvimento ágeis aceitam todas as alterações aos requisitos, exceto nos últimos estágios de desenvolvimento
5 d) no contexto da metodologia SCRUM, um “sprint” consiste, num período de tempo fixo para entrega de um incremento, não incluindo testes.

###—
1 c) comente a seguinte afirmação “um diagrama de caso de uso permite a representação dos requisitos funcionais e não funcionais do sistema”

5. No âmbito do processo de desenvolvimento de software, comente as seguintes afirmações (indique se são verdadeiras ou falsas e justifique):
5 a) Um requisito funcional pode representar uma politica de desempenho que o sistema deverá satisfazer.

5 b) O processo de desenvolvimento conhecido por RUP define um processo iterativo e não incremental.

5 c) Nas metodologias de desenvolvimento ágeis, o cliente apenas pode sugerir novos requisitos caso estes sejam considerados indispensáveis pelo gestor de projeto.

5 d) No contexto da metodologia SCRUM, um “sprint” consiste num período de tempo fixo, não incluindo testes.

###—
1 c) Comente a seguinte afirmação: “um diagrama de casos de uso permite especificar o fluxo de navegação relativo ao interface com o utilizador”.

2 c) indique uma vantagem e uma desvantagem associada à utilização dos diagramas de sequência relativamente aos diagramas de comunicação

5. Considere que irá ser o responsável pela equipa de desenvolvimento do sistema cuja especificação foi apresentada na pergunta anterior e decide utilizar um processo de desenvolvimento em cascata.
5 a) Indique as fases de desenvolvimento do processo

5 b) apresente e formule corretamente um requisito funcional e um requisito não funcional

5 c) considere que após iniciar-se o desenvolvimento do sistema, o cliente pretende incluir uma nova funcionalidade que permita a gestão de dispositivos, onde o gestor poderá criar diretórios, subdiretórios e dispositivos. Poderá considerar a implementação desta nova funcionalidade com base no processo de desenvolvimento atopado? Justifique

5 d) No âmbito do desenvolvimento da funcionalidade descrita na alínea anterior, apresente um possível diagrama de classes utilizando o padrão composto
###—
1 c) Comente a seguinte afirmação: “a inclusão de um diagrama de casos de uso no documento de especificação de requisitos pode evitar a necessidade de especificação da interface com o utilizador”

5. Considere que irá ser o responsável pelo desenvolvimento do sistema cuja especificação foi apresentada na pergunta anterior e decide optar por um modelo ágil designado por SCRUM

5 a) proponha uma equipa de desenvolvimento, especificando o numero de elementos e tarefas, e a duração dos sprints

5 b) especifique um possível primeiro sprint backlog

5 c) comente a afirmação “nos modelos de desenvolvimento ágeis, o âmbito da aplicação é especificado antes da realização do primeiro sprint e não poderá ser posteriormente alterado”

###—
1 c) Comente a seguinte afirmação: “um diagrama de casos de uso permite a especificação de algumas classes de requisitos não funcionais”
5. Considere que irá ser gestor de projeto para desenvolver o sistema cuja especificação foi apresentada na pergunta anterior e decide optar por um modelo de desenvolvimento baseado no processo RUP
5 a) Descreva sumariamente este processo de desenvolvimento e apresente uma vantagem e uma desvantagem resultante da sua utilização no âmbito do sistema descrito.
A designação de RUP significa Rational Unified Process, e define uma framework de processo de software, pois é adptado às necessidades especificas de um processo em particular. É iterativo e incremental (cada ciclo tem uma nova geração de produto), sustentado em casos de uso.

5 b) Especifique dois requisitos funcionais e dois requisitos não funcionais
Os requisitos são descrições dos serviços disponibilizados pelo sistema e das suas restrições operacionais. Descrevem os serviços que o sistema deve oferecer, como o sistema deve reagir a certas entradas e como o sistema deve comportar-se em determinadas situações.
Requisitos não funcionais: disponibilidade, desempenho, segurança, características que o sistema deve ou não deve exibir ( tempo em que surge uma mensagem no ecrã )
Requisitos funcionais:

Tags : ,