Day: October 3, 2018
POO, conceitos
Uma classe representa a especificação do novo tipo de dados que representa a entidade. Definida por:
Dados
Funções
Essas funções só possam ser aplicadas a esses dados
Esses dados só podem ser manipulados por essas funções
Um objecto é uma variável (instância) de uma classe
A programação orientada a objectos utiliza os mecanismos de:
encapsulamento
_Dados e código que manipula esses dados são reunidos dentro da mesma entidade (classe), formando uma unidade íntegra e indivisível, autónoma em termos de dados e funcionalidade, que vai funcionar como um bloco de construção do programa
herança
_A herança é o processo pelo qual um tipo de dados pode herdar as propriedades de outro e ter ainda as suas propriedades específicas e sem ter que repetir código
polimorfismo
O polimorfismo um mecanismo/propriedade que permite manipular dados diferentes por aquilo que têm de comum, sem necessidade de repetir código nem estruturas de dados. O mesmo interface (molde) pode usar-se para especificar diversas acções com significado análogo
ZX Spectrum 48k
Encontrei uma malta no reino unido que andar a reconstruir e a recuperar os velhinhos ZX Spectrum e não só, para depois os revendem a funcionar em pleno. O contacto inicial que fiz indica que o custo de uma ZX Spectrum ronda as 100 libras + portes de envio. Acho caro para a máquina que é e o que se pode fazer com ela, mas .. fica para já o registo aqui da coisa.
+infos(loja): http://www.mutant-caterpillar.co.uk/shop/
Indie X
Está a decorrer em Lisboa uma chamada de jogos Indie, tanto nacionais como internacionais. Ao todo são esperadas até um máximo de cinquenta participações, que vão ser analisadas e mostradas num evento que depois vai decorrer no espaço da Lisboa Games Week
+infos(oficial): https://indiex.pt