sessão 10 – Programação gráfica orientada a eventos

Referências bibliográficas:
Capítulos 2-5 e 7-9 do Livro Windows NT 4 Programming
MSDN:
Introduction to Windows Programming in C++
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff381398(v=vs.85).aspx
Mouse Input
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/gg153549(v=vs.85).aspx
Keyboard Input
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/gg153546(v=vs.85).aspx
Mouse Movement
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/gg153550(v=vs.85).aspx
Dialog Boxes
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ms632588(v=vs.85).aspx
Menus
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/ms646977(v=vs.85).aspx
Windows Graphics Device Interface (GDI)
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/dd145203(v=vs.85).aspx
Tutorial online: Win32 Fundamentals
http://www.functionx.com/win32/Lesson01.htm
Events
http://www.functionx.com/win32/Lesson05.htm
Object-Oriented Win32
http://www.functionx.com/win32/Lesson06.htm

Como começar?
no visualstudio 2019, podemos começar com uma aplicação normal de consola.
alterar de projeto gráfico nas propriedades


um exemplo de um ficheiro base:

nclude <windows.h>
#include <tchar.h>

/* ===================================================== */
/* Programa base (esqueleto) para aplicações Windows     */
/* ===================================================== */
// Cria uma janela de nome "Janela Principal" e pinta fundo de branco
// Modelo para programas Windows:
//  Composto por 2 funções: 
//	WinMain()     = Ponto de entrada dos programas windows
//			1) Define, cria e mostra a janela
//			2) Loop de recepção de mensagens provenientes do Windows
//     TrataEventos()= Processamentos da janela (pode ter outro nome)
//			1) É chamada pelo Windows (callback) 
//			2) Executa código em função da mensagem recebida

LRESULT CALLBACK TrataEventos(HWND, UINT, WPARAM, LPARAM);

// Nome da classe da janela (para programas de uma só janela, normalmente este nome é 
// igual ao do próprio programa) "szprogName" é usado mais abaixo na definição das 
// propriedades do objecto janela
TCHAR szProgName[] = TEXT("Base");

// ============================================================================
// FUNÇÃO DE INÍCIO DO PROGRAMA: WinMain()
// ============================================================================
// Em Windows, o programa começa sempre a sua execução na função WinMain()que desempenha
// o papel da função main() do C em modo consola WINAPI indica o "tipo da função" (WINAPI
// para todas as declaradas nos headers do Windows e CALLBACK para as funções de
// processamento da janela)
// Parâmetros:
//   hInst: Gerado pelo Windows, é o handle (número) da instância deste programa 
//   hPrevInst: Gerado pelo Windows, é sempre NULL para o NT (era usado no Windows 3.1)
//   lpCmdLine: Gerado pelo Windows, é um ponteiro para uma string terminada por 0
//              destinada a conter parâmetros para o programa 
//   nCmdShow:  Parâmetro que especifica o modo de exibição da janela (usado em  
//        	   ShowWindow()

int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInst, HINSTANCE hPrevInst, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) {
  HWND hWnd;		// hWnd é o handler da janela, gerado mais abaixo por CreateWindow()
  MSG lpMsg;		// MSG é uma estrutura definida no Windows para as mensagens
  WNDCLASSEX wcApp;	// WNDCLASSEX é uma estrutura cujos membros servem para 
			// definir as características da classe da janela

  // ============================================================================
  // 1. Definição das características da janela "wcApp" 
  //    (Valores dos elementos da estrutura "wcApp" do tipo WNDCLASSEX)
  // ============================================================================
  wcApp.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX);      // Tamanho da estrutura WNDCLASSEX
  wcApp.hInstance = hInst;		         // Instância da janela actualmente exibida 
						         // ("hInst" é parâmetro de WinMain e vem 
		                               // inicializada daí)
  wcApp.lpszClassName = szProgName;       // Nome da janela (neste caso = nome do programa)
  wcApp.lpfnWndProc = TrataEventos;       // Endereço da função de processamento da janela
                                          // ("TrataEventos" foi declarada no início e
                                          // encontra-se mais abaixo)
  wcApp.style = CS_HREDRAW | CS_VREDRAW;  // Estilo da janela: Fazer o redraw se for
                                          // modificada horizontal ou verticalmente

  wcApp.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_APPLICATION);   // "hIcon" = handler do ícon normal
							             // "NULL" = Icon definido no Windows
							             // "IDI_AP..." Ícone "aplicação"
  wcApp.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_INFORMATION); // "hIconSm" = handler do ícon pequeno
							             // "NULL" = Icon definido no Windows
							             // "IDI_INF..." Ícon de informação
  wcApp.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);	// "hCursor" = handler do cursor (rato) 
							// "NULL" = Forma definida no Windows
							// "IDC_ARROW" Aspecto "seta" 
  wcApp.lpszMenuName = NULL;			// Classe do menu que a janela pode ter
							// (NULL = não tem menu)
  wcApp.cbClsExtra = 0;				// Livre, para uso particular
  wcApp.cbWndExtra = 0;				// Livre, para uso particular
  wcApp.hbrBackground =(HBRUSH)GetStockObject(WHITE_BRUSH); 
  // "hbrBackground" = handler para "brush" de pintura do fundo da janela. Devolvido por
  // "GetStockObject".Neste caso o fundo será branco

  // ============================================================================
  // 2. Registar a classe "wcApp" no Windows
  // ============================================================================
  if (!RegisterClassEx(&wcApp))
     return(0);	

  // ============================================================================
  // 3. Criar a janela
  // ============================================================================
    hWnd = CreateWindow(
	szProgName,			// Nome da janela (programa) definido acima
	TEXT("Exemplo de Janela Principal em C"),// Texto que figura na barra do título
	WS_OVERLAPPEDWINDOW,	// Estilo da janela (WS_OVERLAPPED= normal)
	CW_USEDEFAULT,		// Posição x pixels (default=à direita da última)
	CW_USEDEFAULT,		// Posição y pixels (default=abaixo da última)
	CW_USEDEFAULT,		// Largura da janela (em pixels)
	CW_USEDEFAULT,		// Altura da janela (em pixels)
	(HWND) HWND_DESKTOP,	// handle da janela pai (se se criar uma a partir de
					// outra) ou HWND_DESKTOP se a janela for a primeira, 
					// criada a partir do "desktop"
	(HMENU) NULL,			// handle do menu da janela (se tiver menu)
	(HINSTANCE) hInst,		// handle da instância do programa actual ("hInst" é 
					// passado num dos parâmetros de WinMain()
	0);				// Não há parâmetros adicionais para a janela
  // ============================================================================
  // 4. Mostrar a janela
  // ============================================================================
  ShowWindow(hWnd, nCmdShow);	// "hWnd"= handler da janela, devolvido por 
					// "CreateWindow"; "nCmdShow"= modo de exibição (p.e. 
					// normal/modal); é passado como parâmetro de WinMain()
  UpdateWindow(hWnd);		// Refrescar a janela (Windows envia à janela uma 
					// mensagem para pintar, mostrar dados, (refrescar)… 
  // ============================================================================
  // 5. Loop de Mensagens
  // ============================================================================
  // O Windows envia mensagens às janelas (programas). Estas mensagens ficam numa fila de
  // espera até que GetMessage(...) possa ler "a mensagem seguinte"	
  // Parâmetros de "getMessage":
  // 1)"&amp;lpMsg"=Endereço de uma estrutura do tipo MSG ("MSG lpMsg" ja foi declarada no  
  //   início de WinMain()):
  //			HWND hwnd		handler da janela a que se destina a mensagem
  //			UINT message		Identificador da mensagem
  //			WPARAM wParam		Parâmetro, p.e. código da tecla premida
  //			LPARAM lParam		Parâmetro, p.e. se ALT também estava premida
  //			DWORD time		Hora a que a mensagem foi enviada pelo Windows
  //			POINT pt		Localização do mouse (x, y) 
  // 2)handle da window para a qual se pretendem receber mensagens (=NULL se se pretendem
  //   receber as mensagens para todas as
  // janelas pertencentes à thread actual)
  // 3)Código limite inferior das mensagens que se pretendem receber
  // 4)Código limite superior das mensagens que se pretendem receber

  // NOTA: GetMessage() devolve 0 quando for recebida a mensagem de fecho da janela,
  // 	  terminando então o loop de recepção de mensagens, e o programa 

  while (GetMessage(&amp;lpMsg,NULL,0,0)) {	
     TranslateMessage(&amp;lpMsg);	// Pré-processamento da mensagem (p.e. obter código 
					// ASCII da tecla premida)
     DispatchMessage(&amp;lpMsg);	// Enviar a mensagem traduzida de volta ao Windows, que
					// aguarda até que a possa reenviar à função de 
					// tratamento da janela, CALLBACK TrataEventos (abaixo)
  }

  // ============================================================================
  // 6. Fim do programa
  // ============================================================================
  return((int)lpMsg.wParam);	// Retorna sempre o parâmetro wParam da estrutura lpMsg
}

// ============================================================================
// FUNÇÃO DE PROCESSAMENTO DA JANELA
// Esta função pode ter um nome qualquer: Apenas é necesário que na inicialização da
// estrutura "wcApp", feita no início de // WinMain(), se identifique essa função. Neste
// caso "wcApp.lpfnWndProc = WndProc"
//
// WndProc recebe as mensagens enviadas pelo Windows (depois de lidas e pré-processadas
// no loop "while" da função WinMain()
// Parâmetros:
//		hWnd	O handler da janela, obtido no CreateWindow()
//		messg	Ponteiro para a estrutura mensagem (ver estrutura em 5. Loop...
//		wParam	O parâmetro wParam da estrutura messg (a mensagem)
//		lParam	O parâmetro lParam desta mesma estrutura
//
// NOTA:Estes parâmetros estão aqui acessíveis o que simplifica o acesso aos seus valores
//
// A função EndProc é sempre do tipo "switch..." com "cases" que descriminam a mensagem
// recebida e a tratar.
// Estas mensagens são identificadas por constantes (p.e. 
// WM_DESTROY, WM_CHAR, WM_KEYDOWN, WM_PAINT...) definidas em windows.h
// ============================================================================

LRESULT CALLBACK TrataEventos(HWND hWnd, UINT messg, WPARAM wParam, LPARAM lParam) {	
  switch (messg) {	
    case WM_DESTROY:	// Destruir a janela e terminar o programa 
                        // "PostQuitMessage(Exit Status)"		
	PostQuitMessage(0);
	break;		
    default:
      // Neste exemplo, para qualquer outra mensagem (p.e. "minimizar","maximizar","restaurar")
      // não é efectuado nenhum processamento, apenas se segue o "default" do Windows
      return(DefWindowProc(hWnd,messg,wParam,lParam));
      break;  // break tecnicamente desnecessário por causa do return
  }
  return(0);
}

uma unica janela e com a informação persistente..

#include <windows.h>
#include <tchar.h>
#include <windowsx.h>

LRESULT CALLBACK TrataEventos(HWND, UINT, WPARAM, LPARAM);

TCHAR szProgName[] = TEXT("Base");

//main
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInst, HINSTANCE hPrevInst, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) {
	HWND hWnd;		
	MSG lpMsg;		
	WNDCLASSEX wcApp;
	//caracteristicas especificas de todas as janelas, comuns:
	// o ícone, título, cor de fundo, localização

	wcApp.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX);
	wcApp.hInstance = hInst;
	wcApp.lpszClassName = szProgName;
	wcApp.lpfnWndProc = TrataEventos;
									
	wcApp.style = CS_HREDRAW | CS_VREDRAW; 
	wcApp.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_WARNING);   
	wcApp.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_SHIELD); 
	wcApp.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW );	
	wcApp.lpszMenuName = NULL;			
	wcApp.cbClsExtra = 0;				
	wcApp.cbWndExtra = 0;				
	//wcApp.hbrBackground = (HBRUSH)GetStockObject(WHITE_BRUSH);
	wcApp.hbrBackground = CreateSolidBrush(RGB(0, 255, 0));
	
	if (!RegisterClassEx(&wcApp))
		return(0);

	//caracteristicas especificas de cada Janela!!! -> CreateWindow
	hWnd = CreateWindow(
		szProgName,			
		TEXT("S02 - Exercício 01"),
		WS_OVERLAPPEDWINDOW,
		200, // Posição x pixels
		200, // Posição y pixels
		600, // Largura da janela (em pixels)
		600, // Altura da janela (em pixels)
		(HWND)HWND_DESKTOP,	
		(HMENU)NULL,		
		(HINSTANCE)hInst,
		0);				
	ShowWindow(hWnd, nCmdShow);
	UpdateWindow(hWnd);		

	//ciclo que mantem o programa a funcionar
	while (GetMessage(&lpMsg, NULL,0, 0)) {
		TranslateMessage(&lpMsg);	
		DispatchMessage(&lpMsg);	
	}
	return((int)lpMsg.wParam);	
}

//função que trata os eventos, chamada pelo sistema operativo
//esta função pode estar associada a diferentes janelas
//coleção de eventos: UINT messg

//TCHAR c = '?'; //global

//para guardar o historial dos desenhos
typedef struct
{
	int xPos;
	int yPos;
	TCHAR c;
} PosChar;

LRESULT CALLBACK TrataEventos(HWND hWnd, UINT messg, WPARAM wParam, LPARAM lParam) {
	HDC hdc;
	RECT rect;
	//int xPos, yPos;
	//static int xPos, yPos; //serem globais ou static para serem presistentes
	static PosChar posicoes[500]; //array de posições
	static int totalPos = 0;
	int i;
	
	static TCHAR chardAtual = '?'; //ou local

	PAINTSTRUCT ps;
	
	switch (messg) {
		//evento que é sempre disparado qd acontece o refresh!
		//todas as operações que escrevem na janela têm que surgir aqui WM_PAINT
		//todas as operaçõe de escrita é aqui WM_PAINT
	case WM_PAINT:
		hdc = BeginPaint(hWnd, &ps); //inicio de escrita na janela
		//deseho
		//hdc = GetDC(hWnd);
		GetClientRect(hWnd, &rect); //toda a area do cliente
		FillRect(hdc, &rect, CreateSolidBrush(RGB(0, 255, 0))); //fundo da janela
		SetTextColor(hdc, RGB(255, 0, 255));
		SetBkMode(hdc, TRANSPARENT);
		
		for (i = 0; i < totalPos; i++) {
			rect.left = posicoes[i].xPos;
			rect.top = posicoes[i].yPos;
			DrawText(hdc, &posicoes[i].c, 1, &rect, DT_SINGLELINE | DT_NOCLIP);
		}
		
		//ReleaseDC(hWnd, hdc);
		EndPaint(hWnd, &ps); //fim de escrita na janela
		break;

	//ignorar a limpeza do fundo, depois é usado o FillRect no WM_PAINT
	case WM_ERASEBKGND:
		return TRUE;
		
	/*case WM_PAINT:
		for(auto i : ops)
		{
			hdc = GetDC(hWnd);

			GetClientRect(hWnd, &rect);
			rect.bottom = i.xPos;
			rect.top = i.yPos;

			SetTextColor(hdc, RGB(0, 0, 0));
			SetBkMode(hdc, TRANSPARENT);

			DrawText(hdc, &i.pChar, 1, &rect, DT_SINGLELINE | DT_NOCLIP);

			ReleaseDC(hWnd, hdc);
		}
		
		break;
		*/

		
	case WM_LBUTTONDOWN:
		//xPos = GET_X_LPARAM(lParam); //#include <windowsx.h>
		//yPos = GET_Y_LPARAM(lParam); //#include <windowsx.h>
		if(totalPos<500){
			posicoes[totalPos].xPos = GET_X_LPARAM(lParam); //#include <windowsx.h>
			posicoes[totalPos].yPos = GET_Y_LPARAM(lParam); //#include <windowsx.h>
			posicoes[totalPos].c = chardAtual;
			totalPos++;
			InvalidateRect(hWnd, NULL, FALSE); //refresh da janela, ajuda a lidar com o fundo
		}

		////deseho
		//hdc = GetDC(hWnd);
		//GetClientRect(hWnd, &rect);
		//SetTextColor(hdc, RGB(255, 0, 255));
		//SetBkMode(hdc, TRANSPARENT);
		//rect.left = xPos;
		//rect.top = yPos;
		//DrawText(hdc, &c, 1, &rect, DT_SINGLELINE | DT_NOCLIP);
		//ReleaseDC(hWnd, hdc);
		
		break;
	case WM_CHAR:
		chardAtual = (TCHAR)wParam;
		break;
		
	case WM_CLOSE:
			if(
			MessageBox(hWnd,
			TEXT("Tem a certeza que quer sair?"),
			TEXT("Confirmação"), 
			MB_YESNO | MB_ICONQUESTION) == IDYES)
			{
			DestroyWindow(hWnd);
			}
		break;
	case WM_DESTROY:
		PostQuitMessage(0);
		break;
	default:
		return(DefWindowProc(hWnd, messg, wParam, lParam));
		break;  
	}
	return(0);
}

lidar com animações e com o flickering / oscilante

#include <windows.h>
#include <tchar.h>
#include <windowsx.h>

LRESULT CALLBACK TrataEventos(HWND, UINT, WPARAM, LPARAM);

TCHAR szProgName[] = TEXT("Base");

//(todas elas vão ser inicializadas na main, e não podem ser usadas variaveis estáticas)
//mas podia estar dentro de uma estrutura
//handle/acesso para o bitmap
HBITMAP hBmp;
//handle para o device content, o que vai permitir passar o bmp para este formato
HDC bmpDC;
//informação sobre a estrutura do bitmap (pe: largura e altura..)
BITMAP bmp;
//posição da imagem
int xBitmap;
int yBitmap;

//ou isto assim agora ou criar uma estrutura!
int limDireitoJanela;
HWND hWandGlobal;

//lidar com o flikring a centilação e lidar com os acesso concorrentes: mutex
HANDLE hMutex;


//lidar com a copia em memoria, double buffering
HDC memoriaCopiaDC = NULL;
HBITMAP hCopiaBitMap;//vai copiar as caracteristicas para a copia


//crair uma thread para lidar com as animações/tempo que passa
DWORD WINAPI movimentaImagem(LPVOID param)
{
	int direcaoMovimento = 1; //1, direita e -1,  esquerda
	int salto = 2; //salto de posições em termos de pixeis

	while(1)
	{
		WaitForSingleObject(hMutex, INFINITE);
		xBitmap = xBitmap + (direcaoMovimento * salto);
		if(xBitmap <=0)
		{
			xBitmap = 0;
			direcaoMovimento = 1;
		}
		else if(xBitmap >= limDireitoJanela)
		{
			xBitmap = limDireitoJanela;
			direcaoMovimento = -1;
		}
		ReleaseMutex(hMutex);
		
		//temos sempre que avisar o sistema para fazer uma nova pintura da janela
		InvalidateRect(hWandGlobal, NULL, FALSE);

		Sleep(1);
	}
}


int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInst, HINSTANCE hPrevInst, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow) {
	HWND hWnd;
	MSG lpMsg;
	WNDCLASSEX wcApp;
	//caracteristicas especificas de todas as janelas, comuns:
	// o ícone, título, cor de fundo, localização

	wcApp.cbSize = sizeof(WNDCLASSEX);
	wcApp.hInstance = hInst;
	wcApp.lpszClassName = szProgName;
	wcApp.lpfnWndProc = TrataEventos;

	wcApp.style = CS_HREDRAW | CS_VREDRAW;
	wcApp.hIcon = LoadIcon(NULL, IDI_WARNING);
	wcApp.hIconSm = LoadIcon(NULL, IDI_SHIELD);
	wcApp.hCursor = LoadCursor(NULL, IDC_ARROW);
	wcApp.lpszMenuName = NULL;
	wcApp.cbClsExtra = 0;
	wcApp.cbWndExtra = 0;
	//wcApp.hbrBackground = (HBRUSH)GetStockObject(WHITE_BRUSH);
	wcApp.hbrBackground = CreateSolidBrush(RGB(0, 255, 0));

	if (!RegisterClassEx(&wcApp))
		return(0);

	//caracteristicas especificas de cada Janela!!! -> CreateWindow
	hWnd = CreateWindow(
		szProgName,
		TEXT("S02 - Exercício 01"),
		WS_OVERLAPPEDWINDOW,
		200, // Posição x pixels
		200, // Posição y pixels
		600, // Largura da janela (em pixels)
		600, // Altura da janela (em pixels)
		(HWND)HWND_DESKTOP,
		(HMENU)NULL,
		(HINSTANCE)hInst,
		0);

	//aqui vem a a informação do bitmap
	//1º carregar o bitmap (124x124)
	hBmp = LoadImage(NULL, TEXT("flag.bmp"), IMAGE_BITMAP, 0, 0, LR_LOADFROMFILE);
	//ir buscar informações sobre o recurso, carregar os metadados da imagem
	GetObject(hBmp, sizeof(bmp), &bmp);
	//passar do handle da imagem para o device content
	HDC hdc;
	hdc = GetDC(hWnd);
	//criar uma copia
	bmpDC = CreateCompatibleDC(hdc); //devolve um novo handle
	//aplicar o bitmap ao device content
	SelectObject(bmpDC, hBmp);
	//fechar o device content da janela
	ReleaseDC(hWnd, hdc);

	//definir as posições iniciais da imagem, e centrar por exemplo
	RECT rect;
	GetClientRect(hWnd, &rect);
	//xBitmap = (LARGURA_JANELA / 2) - (bmp.bmWidth/2);
	//yBitmap = (ALTURA_JANELA / 2) - (bmp.bmHeight / 2);
	xBitmap = (rect.right / 2) - (bmp.bmWidth/2);
	yBitmap = (rect.bottom / 2) - (bmp.bmHeight / 2);
	//escrever a imagem no tratamento de eventos..

	//definir o que é o limite dieito
	limDireitoJanela = rect.right - bmp.bmWidth;
	hWandGlobal = hWnd;

	hMutex = CreateMutex(NULL, FALSE, NULL);
	
	//criar a thread
	CreateThread(NULL, 0, movimentaImagem, NULL, 0, NULL);
	
	
	ShowWindow(hWnd, nCmdShow);
	UpdateWindow(hWnd);

	//ciclo que mantem o programa a funcionar
	while (GetMessage(&lpMsg, NULL, 0, 0)) {
		TranslateMessage(&lpMsg);
		DispatchMessage(&lpMsg);
	}
	return((int)lpMsg.wParam);
}




LRESULT CALLBACK TrataEventos(HWND hWnd, UINT messg, WPARAM wParam, LPARAM lParam) {
	HDC hdc;
	RECT rect;
	PAINTSTRUCT ps;

	switch (messg) {
	
	case WM_PAINT:
		hdc = BeginPaint(hWnd, &ps); //inicio de escrita na janela
		GetClientRect(hWnd, &rect); //toda a area do cliente
		
		//fazer a copia para o buffering
		if(memoriaCopiaDC == NULL)
		{
			//ainda nao foi feita a copia em memoria
			//criar a copia
			memoriaCopiaDC = CreateCompatibleDC(hdc);
			//obter as caracteristicas, copia figdigna mas falta lidar com o resize..
			hCopiaBitMap = CreateCompatibleBitmap(hdc, rect.right, rect.bottom);
			SelectObject(memoriaCopiaDC, hCopiaBitMap);
			DeleteObject(hCopiaBitMap); //libertar recursos
		}		
		
		//FillRect(hdc, &rect, CreateSolidBrush(RGB(0, 255, 0))); //fundo da janela
		FillRect(memoriaCopiaDC, &rect, CreateSolidBrush(RGB(0, 255, 0))); //fundo da janela

		WaitForSingleObject(hMutex, INFINITE);
		//BitBlt(hdc, xBitmap, yBitmap, bmp.bmWidth, bmp.bmHeight, bmpDC, 0, 0, SRCCOPY);
		BitBlt(memoriaCopiaDC, xBitmap, yBitmap, bmp.bmWidth, bmp.bmHeight, bmpDC, 0, 0, SRCCOPY);
		//SRCCOPY copiar a totalidade dos pixeis
		ReleaseMutex(hMutex); // resolver problemas do xBitmap, yBitmap

		//vai ser necessário copiar para a principal
		BitBlt(hdc,0,0, rect.right, rect.bottom, memoriaCopiaDC, 0, 0, SRCCOPY);

		EndPaint(hWnd, &ps);
		break;
		
	//lidar com o resize da janela, redimensionamento da janela
	case WM_SIZE:
		WaitForSingleObject(hMutex, INFINITE);
		//LOWORD(lParam) -> menos significativa representa a largura
		//HIWORD(lParam) -> mais significativa representa a altura
		xBitmap = (LOWORD(lParam) / 2) - (bmp.bmWidth / 2);
		yBitmap = (HIWORD(lParam) / 2) - (bmp.bmHeight / 2);
		//temos tb que ajusatr o limite da janela
		limDireitoJanela = LOWORD(lParam) - bmp.bmWidth;

		//libterar o memoriaCopiaDC
		ReleaseDC(hWnd, memoriaCopiaDC);
		memoriaCopiaDC = NULL;
		
		ReleaseMutex(hMutex);
		break;

		
	case WM_ERASEBKGND:
		return TRUE;
	
	case WM_CLOSE:
		if (
			MessageBox(hWnd,
				TEXT("Tem a certeza que quer sair?"),
				TEXT("Confirmação"),
				MB_YESNO | MB_ICONQUESTION) == IDYES)
		{
			DestroyWindow(hWnd);
		}
		break;
	case WM_DESTROY:
		PostQuitMessage(0);
		break;
	default:
		return(DefWindowProc(hWnd, messg, wParam, lParam));
		break;
	}
	return(0);
}

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