03_Introdução ao C# (pweb)

Acerca do C#:
arquitectura que faz uso de namespaces (uma classe que contem elementos, e que estes podem ser partilhados com outras classes)
recomendável instalar o ReSharper (https://www.jetbrains.com/)
todos os ficheiros têm extensão de .cs,
c# é case sensitive,
o compilador ignora os espaços vazios,
cada statement de C# termina com ponto e virgula,

using System; //namespace
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;

namespace csharp1
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args) //existe apenas um
        {
            string nome;
            Console.WriteLine("Olá Mundo!");
            Console.WriteLine("Qual o seu nome?");
            nome = Console.ReadLine();
            Console.WriteLine("Bem vindo {0}", nome);
            Console.ReadKey();
        }
    }
}

estrutura básica de um programa em c#:
tem vários namespace, como é o caso do using System;
contém um unico método chamado de main;
e no exemplo em cima:
vai escrever o Olá Mundo!
o método que faz esta acção é o WriteLine
Este método pertence ao objeto System.Console
Static, porque indica que o método Main pode ser chamado mesmo que não haja instância da classe

Nas variáveis podem ser usados literais: inteiros (L, long), reais (f, float)..

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;

namespace chsarp_v0
{
    class Program
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            int numero = 24;
            string texto = "Pedro deste lado";

            Console.WriteLine($"{texto} {numero}");
            Console.ReadKey();
        }
    }
}

Enumerações (enums) permitem declarar uma lista de constantes

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;

namespace chsarp_v0
{
    class Program
    {
        enum DiaFutebol : int
        {
            sextafeira = 0,
            sabado = 1,
            domingo = 2
        };
        static void Main(string[] args)
        {
            DiaFutebol DiaF = DiaFutebol.sextafeira;
            Console.WriteLine($"Dia de futebol {0}", DiaF);
            Console.ReadKey();
        }
    }
}

As estruturas:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;

struct Aviao
{
    private string cor;
    public Aviao(string cor)
    {
        this.cor = cor;
    }
    public string Cor
    {
        get { return cor; }
        set { cor = "verde"; }
    }
    public string Descricao()
    {
        return "Cor de um avião = " + cor;
    }
}
namespace chsarp_v0
{
    class Program
    {   
        static void Main(string[] args)
        {
            Aviao aviao;
            aviao = new Aviao("Preto");
            Console.WriteLine(aviao.Descricao());
            Console.ReadKey();
        }
    }
}

Os arrays:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;

namespace chsarp_v0
{
    class Program
    {   
        static void Main(string[] args)
        {
            int[] numeros = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9};
            Console.WriteLine("\\-primeira versão:");
            for (int i = 0; i < numeros.Length; i++)
            {
                Console.WriteLine("informacao {0}", numeros[i]);
            }
            Console.WriteLine("\\-segunda versão:");
            foreach (var anda in numeros) 
            {
                Console.WriteLine("informacao {0}", anda);
            }
            Console.ReadKey();
        }
    }
}
Tags : ,

0 thoughts on “03_Introdução ao C# (pweb)”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.