Month: August 2022

Humble Software Bundle: RPG Game Dev RE-Bundle (uma campanha)

Nova nova campanha de livros relacionada com o mundo dos Videojogos, o seu desenvolvimento, a história do mundo dos Videojogos e outros estudos acerca de Videojogos. Do texto de apresentação surge “Discover insider knowledge on all things gaming—from design, development, and theory to the history of your favorite consoles, RPGs, MMORPGs, and more—in the Inside Gaming book bundle from MIT Press!
Get fascinating new perspectives on popular games like Dungeons & Dragons and World of Warcraft (Game Wizards; Warcraft Civilization). Take a trip down memory lane, and revisit histories of classic gaming systems, including Atari (Racing the Beam; Atari Age), the Game Boy Advance (Who Are You?), Super Nintendo (Super Power, Spoony Bards, Silverware), and the Nintendo Wii (Codename Revolution). Go inside the world of game developers with Handmade Pixels and Developer’s Dilemma, and discover how games provide more than just entertainment—but insight into our values, the nature of play, and the power of storytelling—in The Art of Failure, How Games Move Us, and Values at Play”. e a lista é constituída por:
Game Wizards: The Epic Battle for Dungeons and Dragons
Virtual Reality
The Elusive Shift: How Role-Playing Games Forged Their Identity
Racing the Beam: The Atari Video Computer System
How Games Move Us: Emotion by Design
Half-Real: Videos Games Between Real Rules and Fictional Worlds
The Art of Failure: An Essay on the Pain of Playing Video Games
The Well-Played Game: A Player’s Philosophy
Critical Play: Radical Game Design
Play Matters
Uncertainty in Games
Values at Play in Digital Games
Homebrew Gaming and the Beginnings of Vernacular Digitality
Achievement Relocked: Love Aversion and Game Design
Developer’s Dilemma: The Secret World of Videogame Creators
Handmade Pixels: The Independent Video Games and The Quest for Authenticity
Who Are You? Nintendo’s Game Boy Advance Platform
How Pac-Man Eats
Communities of Play: Emergent Cultures in Multiplayer Games and Virtual Worlds
Atari Age: The Emergence of Video Games in America
A Play of Bodies: How We Perceive Video Games
Super Power, Spoony Bards, and Silverware: The Super Nintendo Entertainment System
Atari to Zelda: Japan’s Video Games in Global Contexts
Codename Revolution: The Nintendo Wii Platform
The Warcraft Civilization: Social Science in a Virtual World

+infos(oficial): LINK

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Proposta de trabalho (no Lisboa)

O estúdio Marmalade Game Studio PT tem várias ofertas de trabalho nomeadamente:
UX/UI Artists
QA Testers
Marketing Designer

+infos(oficial): LINK

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Proposta de trabalho (no Porto)

A Saber Porto procura malta para trabalhar com eles, e da lista consta:
Gameplay Programmer
Ui/Ux Programmer
Engine/Tools Programmer
Build/System Programmer
Render/Graphics Programmer
Ai Programmer
Online Client/Server Programmer
Multiplayer Programmer
Animation Programmer
Audio Programmer
Character 3d Artist
Prop-3d Artist H
Environment-Artist (Ue5)
Vegetation Artist(Speeptree/Ue5)
Concept Artist
Game Designer
Narrative Designer
Combat Designer
Level Designer
Senior Publishing Producer
Senior Producer
Junior Producer
Product Manager
Project Manager
Qa Tester

+infos(oficial): https://saber.games/

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Prémios Playstation talents – 8ª edição

Quem pode participar:
“Poderão participar nos Prémios Play Station Talents 2022 em Portugal pequenos estúdios, estudantes universitários e jovens programadores portugueses, assim como empresas portugueses que tenham faturado menos de 100.000 € em 2021.”

É necessário preparar:
“A documentação deve incluir:
uma build jogavel/vertical slice;
um vídeo de apresentação do jogo com um máximo de 5 minutes de duração;
o documento de concept design (em formato .pdf, sem limite de páginas);
os currículos dos membros do equipa.”

As categorias:
Categoria principal:
o Prémio PlayStation Talents para Melhor jogo

Categorias Secundárias
Prémio PlayStation Talents para Jogo mais inovador;
Prémio PlayStation Talents para Melhor Arte;
Prémio PlayStation Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation;
Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo Infantil;
Prémio PlayStation Talents da Imprensa;
Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online;
Prémio PlayStation Talents para Melhor Narrativa;

Categorias Especiais
Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good: em parceria com o evento Games for Good organizado pela Universidade Europeia”

Dos prémios de 2022 consta:
“Na categoria principal, o projeto vencedor do Prémio PlayStation” para Melhor Jogo de 2022 em Portugal irá receber apoio económico para o desenvolvimento e publicado do jogo por parte do PlayStation® Ibéria através de:
10.000€ em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo,
A publicação do jogo no PlayStation Network,
Acesso a ferramentas de desenvolvimento PlayStation,
Uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation”, avaliada em 50.000€.
Espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses.

O calendário consta:
“O prazo para envio de candidaturas termine no dia 30 de setembro as 23h59. Durante o més de outubro serão anunciados os projetos finalistas. Os vencedores serão anunciados no inicio do próximo ano.”

+infos(oficial): http://premiosplaystation.com/

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Livro: The Making of Prince of Persia: Journals 1985-1993 de Jordan Mechner

Encontrei esta referência a este livro The Making of Prince of Persia: Journals 1985-1993, escrito por Jordan Mechner, e que apresenta de forma bastante detalhada o famoso jogo Prince of Persia. Não é propriamente o meu jogo favorito, já que só tive contacto com ele em PC, mas lembro-me de ter jogado várias vezes e ter percebido o quanto difícil ela sobreviver se haver frustração, mas os gráficos compensavam sempre. Tinha animações perfeitas para a altura e eu recordo que começava sempre a jogar por causa dos gráficos.
Ainda assim gostava de ler estre livro e nele consta:
“Before Prince of Persia was a bestselling video game franchise and a Disney movie, it was an Apple II computer game created and programmed by a lone developer, Jordan Mechner. Mechner’s candid and revealing journals from the time capture the journey from his parents’ basement to the forefront of the fast-growing 1980s video game industry, as a 20-year-old fresh out of college with a liberal arts degree—and the creative, technical, personal, and professional struggles that brought the Prince into the homes of millions of people worldwide. In The Making of Prince of Persia, on the 30th anniversary of the game’s release, Mechner looks back at the journals he kept from 1985 to 1993 and annotates them with insights into the game that established him as a pioneer of cinematic storytelling in the industry.”

+infos(oficial): LINK

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Vassal: open-source game engine for building and playing online adaptations of board games and card games


Encontrei este software que permite jogar em formato digital alguns jogos de tabuleiro. Para além disso tem as funções de:
“Vassal is a game engine for building and playing online adaptations of board games and card games. You can use Vassal to play in real time over the Internet or by email. Vassal runs on all platforms and is free, open-source software.”

Da vasta lista de módulos (jogos de tabuleiro) surge:
Module:Carcassonne
Module:Memoir ’44
Module:Axis & Allies: Battle of the Bulge
Module:The Great War

+infos(oficial): https://vassalengine.org/

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Ensino de videojogos em Portugal

Esta informação foi retirada do site da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPC videojogos):
Licenciaturas em Portugal
Licenciatura em Design de Jogos Digitais, IPB, Bragança
Licenciatura em Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais, IPCA, Barcelos
Licenciatura em Games and Apps Development, Universidade Europeia, Lisboa
Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia, IPL, Leiria
Licenciatura em Videojogos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia, Universidade Lusófona, Porto

Mestrados em Portugal
Mestrado em Computação Gráfica, Universidade Aberta + Universidade do Porto + Universidade de Coimbra (online)
Mestrado em Comunicação Multimédia – Multimédia Interactivo, UA, Aveiro
Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, UBI, Covilhã
Mestrado em Engenharia de Desenvolvimento em Jogos Digitais, IPCA, Barcelos
Mestrado em Engenharia Informática e Computadores – Especialização em Jogos, IST-Taguspark, Oeiras
Mestrado em Multimédia – Especialização em Tecnologias Interativas e Jogos Digitais, UP, Porto

Pós-Graduações em Portugal
Curso de Especialização em Design de Interação, Web e Jogos, UP, Porto
Pós-Graduação em Aplicações Móveis Multimédia, Universidade Lusíada, Lisboa

Unidades Curriculares em Cursos em Portugal
Mestrado em Ciências da Comunicação, variante Internet e Novos Media, UCP, Lisboa
– Videojogos e entretenimento [obrigatória]
Mestrado em Design de Comunicação, e Mestrado em Arte Multimédia, FBA/UL, Lisboa
– Game Design [Opcional]
Mestrado em Design e Multimédia, UC, Coimbra
– Diversas unidades que o aluno pode combinar para fazer a sua especialização em jogos: Design de Jogos, Modelação, Animação, Design de Som, Design Generativo, Design de Interação, Tecnologias de Interface, Arquitectura de Interface; com projeto especializado na área e componente de investigação.
Mestrado em Engenharia Informática, UBI, Covilhã
– Tecnologias de Jogos de Vídeo [Obrigatória]
Mestrado em Engenharia Informática, UC, Coimbra
– Design de Jogos
Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, FEUP, Porto
– Desenvolvimento de Jogos de Computador [Opcional], com projetos desenvolvidos em conjunto com Seminários de Design II – Modelação (Licenciatura em Design de Comunicação, FBAUP) e Design de Som para Media Digitais (Mestrado em Multimédia, UPorto).
Mestrado em Multimédia, FEUP, Porto
– Jogos Digitais [Opcional]
– Diversas unidades para trabalhar na área: Sistemas Digitais Interativos, Sistemas Gráficos e Animação 3D, Interfaces Multimodais, Design de Som para Media Digitais
Mestrado em Tecnologia e Arte Digital, UM, Braga
– Narrativas Digitais [Obrigatória]
Licenciatura em Arte Multimédia, UL, Lisboa
– Metodologia Projetual Multimédia
– Sistemas Interativos
Licenciatura em Audiovisual e Multimédia, ES Comunicação Social, Lisboa
– 3d Interactivo [Opcional]
– Multimédia e Jogos [Opcional]
Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura, ULHT, Lisboa
– Cibertexto e Videojogos [Opcional]
Licenciatura em Design de Comunicação, ISMAT, Portimão
– Videojogos e Médias Interactivos [Opcional]
Licenciatura em Design e Multimédia, UC, Coimbra
– Diversas unidades para trabalhar na área: Design de Meios Interactivos, Computação Gráfica, Inteligência Artificial, Projeto de Comunicação Multimédia e Projeto Multimédia Interactivo.
Pós-graduação em Media e entretenimento, UCP, Lisboa
Jogos Digitais [obrigatória]

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