Day: January 24, 2022

Mentoria de Programação 2022

São daquelas coisas que se encontram e que merecem muito ser partilhadas. Num grupo de uma rede social encontrei este texto partilhado pela própria autora e no qual consta o seguinte:
Mentoria de Programação 2022
Daniela Policarpo – Mid Level Game Programmer

No que consiste
A mentoria consiste em partilhar conhecimento e experiência sobre programação em jogos, como é trabalhar num ambiente profissional e ajudar-te a fazer um jogo do início ao fim!
As especificidades do que vais aprender dependerá do projeto que estás a desenvolver e dos teus interesses pessoais, mas eis algumas coisas que podes esperar aprender comigo:
-Arquitetura de software em jogos
-Como usar paradigmas e princípios de programação
-Como estruturar o código de um jogo inteiro
-Como criar código reutilizável e genérico
-Como e quando usar threads e async/await
-Como e quando usar ferramentas e ScriptableObjects
-Networking
-Como fazer um jogo multiplayer (peer-to-peer ou cliente-servidor)
-Como criar um servidor de jogo
-Como descarregar conteúdo online
-Como lidar com cheating, error handling e diferentes versões de cliente/servidor
-Controlo de versões (Git)
-Como usar Git, boas práticas e metodologias (git-flow vs CI/CD)
-Como fazer controlo de versões de ficheiros binários (ex: imagens, modelos 3D)
-Save e Load
-Como salvar dados de jogo (Xml, Json, SQL, etc)
-Debugging e Profiling
-Como otimizar assets e código

O processo de mentoria do(a) aluno(a) escolhido(a) consistirá em:
-Conversa inicial de voz/vídeo de 1 hora sobre as necessidades do teu projeto
-Email semanal teu com updates sobre o projeto (dificuldades, dúvidas, sucessos, etc)
-Email de resposta meu com feedback (soluções, ideias, pontos a melhorar, etc)
-Dependendo da disponibilidade e necessidade, outras conversas de voz/vídeo podem ser marcadas

Quem sou eu
Sou uma ex-aluna do curso de Videojogos da Lusófona de Lisboa que trabalha como programadora de jogos em Inglaterra desde 2019.
Tenho uma vasta experiência, desde criação de protótipos a manutenção e adição de conteúdo e funcionalidades a jogos live. Trabalhei em jogos multiplayer e singleplayer, desenvolvi lógica de UI, gameplay, ferramentas, criei servidores, sistemas de automação, etc. A minha paixão é a arquitetura de software em jogos, planear a code base de um jogo e tornar o trabalho de toda a equipa mais eficiente com código estável, fácil de entender e de expandir.
Clica aqui para veres mais sobre a minha experiência no LinkedIn.

O teu perfil
És alguém com sede de conhecimento, persistência e tens um projeto interessante que queres desenvolver do início ao fim? Se sim, então isto é para ti!
Envia email para daniela.policarpo@outlook.com com o assunto Mentoria 2022 e:
-Resumo breve do teu projeto
-O que pretendes aprender com esta mentoria
-Anexo do One Page Document do teu jogo
O(a) aluno(a) com mais motivação e o projeto mais cativante será o(a) escolhido(a). Se o teu projeto é de faculdade com outros alunos, a tua equipa pode ser considerada para mentoria, com a noção de que a mentoria será mais de um ponto de vista de programação.

Esta mentoria é gratuita, o projeto que finalizares é teu. O objetivo é partilhar conhecimento e devolver à comunidade de jogos o que aprendi, pois no passado eu já tive mentores e foi uma ótima experiência.

Boa sorte!

Não é fantástico?..

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