POO, conceitos (Cap-05, Memoria dinâmica)

#arrays de objetos
os arrays de objetos

#include "pch.h"
#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

class Ponto {
	int x, y;
public:
	Ponto(int x0 = 0, int y0 = 0);
	~Ponto();
};

int main()
{
	//ou indicamos o construtor que queremos usar
	Ponto a[] = { Ponto(1,3), Ponto(2,4), Ponto(5,7) }; 
	Ponto b[] = { {1,3}, {2,4},{5,7} };

	//ou usamos o construtor por omissão
	Ponto c[3];
	Ponto d[3] = { Ponto(1,3) };

	system("pause");
}
//main
#include "Relogio.h"

int main()
{
	{
	Relogio a[10]; //criar um array de 10 objetos
	}
	system("pause");
}
//Relogio.cpp
#include "Relogio.h"

Relogio::Relogio(int hora, int minuto, int segundo)
{
	cout << "Relogio criado" << endl;
}
Relogio::~Relogio()
{
	cout << "Relogio destruido" << endl;
}
//Relogio.h
#pragma once
#include "pch.h"
#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

class Relogio
{
public:
	Relogio(int hora = 0, int minuto = 0, int segundo = 0);
	~Relogio();
};

#variaveis em memoria dinâmica
o uso do operador new permite criar um objecto até ser explicitamente destruido com o operador delete
pVar = new tipo; //ponteiro para um endereço
delete pVar;

ou podemos usar da seguinte forma
int *v1 = new int(4); //valor inicial a 4
delete v1;

#objectos em memoria dinâmica
ou aplicar a uma classe

#include "pch.h"
#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

class Ponto {
	int x, y;
public:
	Ponto() {
		x = 0; y = 0;
		cout << "construindo" << endl;
	};
	~Ponto() { cout << "destruindo" << endl; };

	void imprimir() { cout << "valor x=" << x << " valor de y=" << y << endl; }
};

int main()
{
	{
		//usar memoria dinamica
		Ponto *p = new Ponto;
		p->imprimir();
		delete p;
	}

	system("pause");
}

#arrays dinamicos de objetos
para criar um é necessário fazer:
pVar = new tipo[dim];
para libertar a memoria:
delete [] pVar;

#include "pch.h"
#include <iostream>
#include <string>

using namespace std;

class Ponto {
	int x, y;
public:
	Ponto() {
		x = 0; y = 0;
		cout << "construindo" << endl;
	};
	~Ponto() { cout << "destruindo" << endl; };

	void imprimir() { cout << "valor x=" << x << " valor de y=" << y << endl; }
};

int main()
{
	{
	//usar arrays dinamico de objectos, com construtor e destrutir para cada elemento
	Ponto *p = new Ponto[4];
	for (int i = 0; i < 4; i++) {
		p[i].imprimir();
	}
	delete [] p;
	}
	system("pause");
}
Tags : , , ,