Day: July 9, 2020

JavaFX, exercício 3

package recursopa;
import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.stage.Stage;
import recursopa.iu.gui.PaneOrganizer;

public class RecursoPA extends Application {
    public static void main(String[] args) {
        //passamos os argumentos para o subsistema gráfico os parametros
        launch(args); 
    }
 
    @Override
    //quando começa a aplicação
    public void start(Stage stage) throws Exception{
        PaneOrganizer po = new PaneOrganizer();
        Scene scene = new Scene(po,600,400);
        stage.setScene(scene); //aplica a cena no stage
        stage.setTitle("Exercicio de programação avançada");
        stage.setMinHeight(300.0);
        stage.setMinWidth(300.0);
        stage.show();
    }
}   
package recursopa.iu.gui;
import javafx.event.EventHandler;
import javafx.scene.input.MouseEvent;
import javafx.scene.layout.Pane;
import javafx.scene.paint.Color;
import javafx.scene.shape.Ellipse;
import recursopa.logica.Figura;

public class PaneOrganizer extends Pane {
    //vai extender sempre um dos containers possiveis,  extends Pane

    Figura fig;
    Ellipse elipse;

    public PaneOrganizer() {
        fig = new Figura();
        fig.setPrimeiroPonto(0, 0);
        fig.setSegundoPonto(100, 50);
        fig.setRGB(0, 50, 0);

        criaLayout(); //para criar os componentes que vão surgir no ecrã
        registaListeners(); // registar os comportamentos dos objectos
        atualizaElipse();

    }

    void criaLayout() {
        //adicionar o elemento ao Pane
        elipse = new Ellipse();
        this.getChildren().add(elipse);
    }

    public void registaListeners() {
        //detectar as ações do rato
        this.setOnMousePressed(new EventHandler<MouseEvent>() {
            @Override
            public void handle(MouseEvent t) {
                fig.setPrimeiroPonto((int) t.getX(), (int) t.getY());
                fig.setSegundoPonto((int) t.getX(), (int) t.getY());
                fig.setRGB((int) (Math.random() * 256), (int) (Math.random() * 256), (int) (Math.random() * 256));
                atualizaElipse();
            }
        });

        //usando lambda functions
        this.setOnMouseReleased((t) -> {
            fig.setSegundoPonto((int) t.getX(), (int) t.getY());
            atualizaElipse();
        });
        this.setOnMouseDragged((t) -> {
            fig.setSegundoPonto((int) t.getX(), (int) t.getY());
            atualizaElipse();
        });

    }

    //para desenhar a elipse
    void atualizaElipse() {
        //elipse.setFill(Color.GREEN);
        elipse.setFill(Color.rgb(fig.getR(), fig.getG(), fig.getB())); //para ir buscar as informações à fig
        //elipse.setCenterX(200.0);
        elipse.setCenterX((fig.getXi() + fig.getXf()) / 2);
        //elipse.setCenterY(200.0);
        elipse.setCenterY((fig.getYi() + fig.getYf()) / 2);
        //elipse.setRadiusX(150.0);
        elipse.setRadiusX(fig.getLargura() / 2);
        //elipse.setRadiusY(100.0);
        elipse.setRadiusY(fig.getAltura() / 2);
    }

}

package recursopa.logica;
public class Figura {
//métodos necessários para gerir a figura

    int xi, yi, xf, yf; //posicao e tamanho
    int r, g, b; //para a cor

    public Figura() {

    }

    public int getXi() {
        return xi;
    }

    public int getYi() {
        return yi;
    }

    public int getXf() {
        return xf;
    }

    public int getYf() {
        return yf;
    }

    public int getR() {
        return r;
    }

    public int getG() {
        return g;
    }

    public int getB() {
        return b;
    }

    public void setRGB(int r, int g, int b) {
        this.r = r;
        this.g = g;
        this.b = b;
    }

    public void setPrimeiroPonto(int x, int y) {
        this.xi = x;
        this.yi = y;
    }

    public void setSegundoPonto(int x, int y) {
        this.xf = x;
        this.yf = y;
    }

    public int getLargura() {
        return Math.abs(xf - xi); //não interessa a ordem dos valores
    }

    public int getAltura() {
        return Math.abs(yf - yi); //não interessa a ordem dos valores
    }
}

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JavaFX, exercícios

Relembrar para o netBeans correr um projeto com JavaFX e nas propriedades de um projeto:

import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Label;
import javafx.scene.layout.BorderPane;
import javafx.stage.Stage;

public class RecursoPA extends Application {
    public static void main(String[] args) {
        //passamos os argumentos para o subsistema gráfico os parametros
        launch(args); 
    }
 
    @Override
    //quando começa a aplicação
    public void start(Stage stage) throws Exception{
        BorderPane bp = new BorderPane();
        Label label1 = new Label("programação avançada");
        Label label2 = new Label("outra label");
        bp.setBottom(label1);
        bp.setTop(label2);
        //criar a cena
        Scene scene = new Scene(bp,400,400); //raiz da cena, e dimensões
        //adicionar a cena ao palco
        stage.setScene(scene);
        stage.show();
    }
}   
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