Month: February 2020

Proposta de trabalho (em Lisboa e não só)

Na Mad Game Jam vai ser disponivel marcar “entrevistas” com o Ricardo Flores Santos‎, em representação do estúdio Lockwood Publishing. Esta Mad Game Jam vai decorrer em Vila do Conde e a organização é da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).

+infos(GameJam): LINK

+infos(lockwood): https://www.lockwoodpublishing.com/careers/

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Humble Best of Polygon Game Dev Bundle (uma campanha)

Do pack faz parte:
POLYGON Prototype – Compatible with Unity + Unreal
POLYGON Adventure – Compatible with Unity + Unreal
Simple Town – Compatible with Unity + Unreal
POLYGON City – Compatible with Unity + Unreal
POLYGON Samurai – Compatible with Unity + Unreal
POLYGON Knights – Compatible with Unity + Unreal
Simple People – Compatible with Unity + Unreal
Simple Dungeon – Compatible with Unity + Unreal
POLYGON Sci-Fi City – Compatible with Unity + Unreal
POLYGON Western – Compatible with Unity + Unreal
POLYGON Heist – Compatible with Unity + Unreal
POLYGON Vikings – Compatible with Unity + Unreal
Simple Military – Compatible with Unity + Unreal
Simple Apocalypse – Compatible with Unity + Unreal

+infos(campanha): LINK

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Game Jam Online pela PlayStation Portugal

A PlayStation Portugal apadrinhou mais um evento para incentivar a produção nacional de videojogos.

“Dreams: PlayStation Portugal promove Game Jam a criadores sob o tema “O que é ser português?”

Dreams chega à PlayStation 4 e permite aos jogadores construirem os seus próprios sonhos. Os fãs mais criativos de Dreams podem ganhar 500 euros na Game Jam Online da PlayStation Portugal
Estudantes e entusiastas criativos participaram num concurso para a produção de experiências dentro do jogo. O vencedor criou um jogo baseado no histórico Martim Moniz e o cerco de Lisboa.
Antecipando o lançamento de Dreams, a PlayStation Portugal promoveu a realização de uma Game Jam, incentivando os criadores nacionais a colocar a sua criatividade à prova com uma experiência interativa sob o tema “ser português”. Para tal teriam de utilizar as poderosas ferramentas do novo título da Media Molecule para criar personagens, níveis e interações.
A Game Jam Online decorreu durante o fim-de-semana de lançamento de Dreams (14 de fevereiro) e tinha como prémio um saldo de 500 euros na sua carteira PSN para compras na PS Store. Os melhores trabalhos do concurso foram mostrados durante um evento de lançamento de Dreams, realizado no 1UP Gaming Lounge em Lisboa, que contou com alguns game developers portugueses.
O vencedor da Game Jam foi o projeto “Moniz Run”, desenvolvido por alunos da Universidade Lusófona de Lisboa, que desafia os jogadores a encarnarem o histórico Martim Moniz na sua conquista histórica de Lisboa frente aos mouros. Outro projeto disponível foi o “Croquete Simulator” do game designer português José Castanheira, oferecendo aos jogadores a oportunidade de controlar um… croquete por uma mesa de repasto repleta de chamuças e canapés… Também Filipe Pina, da Nerd Monkeys, contribuiu com o projeto “Templo das Lamúrias”.
Dreams chegou à PS4 e apresenta o espírito “Jogar, Criar, Partilhar” com todas as ferramentas que os jogadores necessitam para criar videojogos, níveis, homenagens, desafios e as menos prováveis experiências que pode encontrar, tudo graças à criatividade da comunidade. E para mostrar todo o potencial do editor, que se espera intuitivo, a Media Molecule criou uma aventura no modo história e outros níveis, recorrendo apenas e em exclusivo à caixa de ferramentas do jogo. E por isso é que contém o selo “Made in Dreams”. Ou se quisermos, “realizado em sonhos”…
O estúdio oferece também um formato narrativo, totalmente em português, chamado O Sonho de Art, que serve no fundo para compreender algumas das mecânicas possíveis de criar, enquanto conta a sua história. Neste caso trata-se um antigo músico de jazz enquanto sonha sobre a sua vida, situações do passado e do presente, descobrindo que precisa de corrigir a sua ligação com os seus membros da banda.”

+infos(fonte por Rui Pereira): LINK

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Investigação acerca dos videojogos e a nossa saúde..

Um local interessante para pesquisar/investigar acerca dos videojogos e alguns dos factores da nossa saúde :) Interessante ver que nos últimos anos o numero de artigos que se preocupam com o uso de videojogos têm vindo a subir..

+infos(PubMed): LINK

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Video (“videocast”?), acerca da histórias de alguns dos videojogos

PatmanQC

Encontrei um canal porreiro que apresenta umas histórias acerca dos videojogos que saíram no mundo das arcades :) Eu recomendo a história acerca dos seguintes: Moon Patrol, Zaxxon, Spy Hunter, Cabal, Golden Axe, Outrun ou o Ghosts and Goblins

+infos(canal videos): LINK

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Um conversa sobre o sucesso no mundo dos negócios dos videojogos Indie

Um conversa por parte de Tanya X e Richard Atlas, sobre o sucesso no mundo dos negócios dos videojogos Indie.

+infos(video): LINK

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Studying Indie Games na Noruega

Vai decorrer na Noruega, mais concretamente no Department of Art and Media Studies, na universidade de Norwegian University of Science and Technology, um Workshop “Studying Indie Games” onde vão ser apresentados os seguintes temas:

  • Games about Games: On the Forms and Functions of Metareference in Recent Indie Games por Theresa Krampe (Justus Liebig University Giessen)
  • Getting in Touch with Indie Games: Narrative Artefacts and Materiality por Hanns Christian Schmidt (University of Cologne)
  • Exploring Indie Horror Games: On Perturbations in Fran Bow (2015) and Five Nights at FreddyÕs (2014) por Stephanie Lotzow
  • Indie Games and the homo ludens digitalis: Sharpening the Tools of Media Aesthetics por Christopher Lukman (University of MŸnster)
  • The World Is Your PlayDohÓ: Procedural Content Generation and Player Agency in Astroneer (2019) por Bettina Bodi

 

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histórias sobre os videojogos, pela Ars Technica

Para quem gosta de jogos, e no meu caso um bom RTS, tem aqui um conjunto de histórias acerca das várias opções que foram sendo tomadas :)

recomendo para já:
S1-E3, How Command & Conquer: Tiberian Sun Solved Pathfinding – LINK

S1-E6, How Sid Meier Almost Made Civilization a Real-Time Strategy Game – LINK

+infos(oficial): LINK

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Prémios em Portugal: PlayStation Talents 2019 (quinta edição)

Os prémios referentes a 2019 patrocinados pela PlayStation (Sony) foram entregues no final do mês de Janeiro.

Prémio Imprensa: Prism Seekers da Biga Forti (LINK)

Melhor jogo infantil: Controller King da Not a Game Studio (LINK)

O jogo mais inovador: Chronos da Team Chronos (LINK)


O jogo com a melhora narrativa: Little Goody Two Shoes do estúdio Astral Shift (LINK)

O jogos Games for Good: Back Then dos Outriders (LINK)


E o prémio PlayStation Talents 2019: Back Then dos Outrider (LINK)

+infos(fonte rubberchickengames.com): LINK

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Conferência GAMEON, 21st annual European (GAME‐ON’2020)

“The aim of the 21st annual European GAMEON® Conference (GAME‐ON®’2020) on Simulation and AI in Computer Games, is to bring together researchers and games people in order to exchange ideas on programming and programming techniques, which will be beneficial to the gaming industry and academia. Secondly it aims to steer young people into this industry by providing how-to tutorials and giving them the opportunity to show their ideas and demos to the gaming industry. The conference will concentrate mostly on the programming of games, with special emphasis on simulation, AI and fuzzy sets, and physics related computer graphics. Next to that, all of this will be fused in the topic of computer game design in stand-alone and networked games. Software providers will be able to show their latest packages and give hand-on tutorials for the participants.

Companies will also have the opportunity to seek new talent at this unique event.

GAME‐ON®’2020 consists of five core tracks, which cover, Gaming Methodology, Game Theory, Gamification, Artificial Intelligence and Simulation, while the other tracks cover peripheral technologies closely linked to games design, like 3-D scalability, facial and skeletal animation, 3D in-game animation etc, Mobile Gaming and Gaming Applications such as Serious games and Gamification in different sectors; Organizational issues when implementing games; Designing games for learning; Technologies, tools and platforms for developing games for learning; Games to teach arts, science, or business; Social and collaborative aspects of game-based learning; Multi-modalaspects of game-based learning (e.g. audio, augmented reality, virtual reality, etc); Motivational aspects of game-based learning”

Temas:
Core Tracks
Game Development Methodology
Game Theory – Multi-Agent Systems
Gamification and Social Game Mechanics
Artificial Intelligence and Deep Learning
Physics and Simulation

Peripheral Tracks
3-D Scalability
Facial Animation
Skeletal Animation and Fully-Scaled Rendering
3-D In-Game Animation
Modelling of virtual worlds
AI and Simulation Tools
Design
Rendering
On-line Gaming and and online-gaming security
Voice Interaction
Cognitive Psychology
Affective Computing and Emotional Gaming
Artistic Input
Storytelling
Game Analysis
Serious games and Gamification in different sectors
Game Applications
Handheld Gaming Devices – Mobile Gaming and VR Gaming
Perceptual User Interfaces for Games

Datas importates:
20 de abril OU 15 de maio OU 1 de junho

+infos(oficial): https://www.eurosis.org/conf/gameon/2020/

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