Category: Jams-eventos

Game Jam Online pela PlayStation Portugal

A PlayStation Portugal apadrinhou mais um evento para incentivar a produção nacional de videojogos.

“Dreams: PlayStation Portugal promove Game Jam a criadores sob o tema “O que é ser português?”

Dreams chega à PlayStation 4 e permite aos jogadores construirem os seus próprios sonhos. Os fãs mais criativos de Dreams podem ganhar 500 euros na Game Jam Online da PlayStation Portugal
Estudantes e entusiastas criativos participaram num concurso para a produção de experiências dentro do jogo. O vencedor criou um jogo baseado no histórico Martim Moniz e o cerco de Lisboa.
Antecipando o lançamento de Dreams, a PlayStation Portugal promoveu a realização de uma Game Jam, incentivando os criadores nacionais a colocar a sua criatividade à prova com uma experiência interativa sob o tema “ser português”. Para tal teriam de utilizar as poderosas ferramentas do novo título da Media Molecule para criar personagens, níveis e interações.
A Game Jam Online decorreu durante o fim-de-semana de lançamento de Dreams (14 de fevereiro) e tinha como prémio um saldo de 500 euros na sua carteira PSN para compras na PS Store. Os melhores trabalhos do concurso foram mostrados durante um evento de lançamento de Dreams, realizado no 1UP Gaming Lounge em Lisboa, que contou com alguns game developers portugueses.
O vencedor da Game Jam foi o projeto “Moniz Run”, desenvolvido por alunos da Universidade Lusófona de Lisboa, que desafia os jogadores a encarnarem o histórico Martim Moniz na sua conquista histórica de Lisboa frente aos mouros. Outro projeto disponível foi o “Croquete Simulator” do game designer português José Castanheira, oferecendo aos jogadores a oportunidade de controlar um… croquete por uma mesa de repasto repleta de chamuças e canapés… Também Filipe Pina, da Nerd Monkeys, contribuiu com o projeto “Templo das Lamúrias”.
Dreams chegou à PS4 e apresenta o espírito “Jogar, Criar, Partilhar” com todas as ferramentas que os jogadores necessitam para criar videojogos, níveis, homenagens, desafios e as menos prováveis experiências que pode encontrar, tudo graças à criatividade da comunidade. E para mostrar todo o potencial do editor, que se espera intuitivo, a Media Molecule criou uma aventura no modo história e outros níveis, recorrendo apenas e em exclusivo à caixa de ferramentas do jogo. E por isso é que contém o selo “Made in Dreams”. Ou se quisermos, “realizado em sonhos”…
O estúdio oferece também um formato narrativo, totalmente em português, chamado O Sonho de Art, que serve no fundo para compreender algumas das mecânicas possíveis de criar, enquanto conta a sua história. Neste caso trata-se um antigo músico de jazz enquanto sonha sobre a sua vida, situações do passado e do presente, descobrindo que precisa de corrigir a sua ligação com os seus membros da banda.”

+infos(fonte por Rui Pereira): LINK

+infos(video): LINK

Tags : , ,

Castle Jam (em Montemor o Novo)

“A Castle Jam é uma residência artística orientada para a criação colectiva de jogos digitais e analógicos. O evento decorre de dia 29 de Março 8PM a 31 de Março 8PM, decorrendo ao longo de cerca de 48h contínuas.  Existem 15 vagas para participantes para a Castle Jam, providenciando-se acesso a duches e uma sala de descanso (os participantes devem trazer os seus próprios sacos de cama e produtos de higiene). Queremos sublinhar que a tua participação não está garantida por ter inscreveres neste formulário, uma vez que esta está sujeita a um processo de seleção, que decorrerá dia 16 de Março 2019.”

+infos(oficial): inscrição

Tags : ,

MAD Game Jam (em Vila do Conde)

“As inscrições fecham à 00h do dia 17 de fevereiro e ainda temos 20 vagas para preencher!

– Inscrições validas para todas as idades
– Temos montes de prémios, ainda uns quantos por anunciar.
– Todas as refeições e snacks garantidos de borliu!
– Cafézinho do bô, Redbull pra todos…
– Salas para dormirem
– Internet toda XPTO
– Segurança all the time
– Estacionamento que nunca mais acaba

E acima de tudo, um ambiente único do qual vais querer fazer parte!”

+infos(oficial): http://eventos.esmad.ipp.pt/mad-gamejam/

Tags : ,

BiblioGameJam (em Marvila, Lisboa)

A Biblio Game Jam vai decorrer de 15 a 17 de Março na Biblioteca Municipal De Marvila, em Lisboa, com um prémio total de 3000€ a ser distribuído pelos vencedores.

A Biblio Game Jam insere-se no evento “Bibliogamers”, e os jogos desenvolvidos serão apresentados na sessão de jogos indie.
As equipas são de formação voluntária e podem incluir estudantes ou profissionais.  O espaço estará disponível 24h por dia e serão disponibilizadas refeições ligeiras e completas aos participantes.

+infos(inscrição): https://goo.gl/forms/nfOMp4rj3NYPBuJ12

Tags : , ,

Global Jam 2019

A edição de 2019 da Global Jam, maratona de desenvolvimento de um videojogo, vai decorrer um pouco por todo o país.

Em Portugal já existem alguns espaços que estão de portas abertas para receber os participantes e que são:

Porto (Universidade Lusófona do Porto), Barcelos (Instituto Politécnico do Cavado e do Ave), Leiria (Escola Superior de Tecnologia e Gestão), Lisboa (IADE – Universidade Europeia, Instituto Superior Técnico – Taguspark + Belas-Artes, Universidade Lusófona de Lisboa, Restart Lisboa), e Carnaxide (World Academy)

+infos(Global Game Jam 2019 PT): LINK

 

Tags : ,

Evento: Porto Graphics Game Jam 2017

Está a decorrer este fim de semana o Porto Graphics Game Jam 2017, nas instalações do departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências do Porto (DCC-FCUP).

+infos(oficial): http://portographics.dcc.fc.up.pt/

Tags : ,